O DIA QUE O POVO SE INSURGIU

24 07 2015

“A maioria mostrou que de fato é a maioria.”

Talvez o dia 23 de julho de 2015 entre para a história do município de Peruíbe, pois foi o dia em que a maioria, entenda-se, povo, enfrentou a poderosa minoria, entenda-se, políticos. E isso não significa pouco não, para nosso município significa muito, mas muito mesmo.

11703330_10153487215399770_265295986763417776_n

Como repórter, sempre acompanhei as demandas da população, o povo cobrando, reclamando e por ai vai, mas nunca vi algo tão ordeiro, belo e democraticamente importante, como a manifestação promovida por moradores do Guaraú, Barra do Una, Paraiso, Perequê e Bananal nessa última quinta-feira (23/07/2015). Foi de deixar qualquer político que se acha onipotente simplesmente com as calças na mão, ou para ser mais popular, peidando para a “muzenga”.

Foto de Reinaldo Silva no facebook, dá noção de como estava a coisa!

Foto de Reinaldo Silva no facebook, dá noção de como estava a coisa!

Tudo começou por volta das 14 horas em frente a Prefeitura. Um grupo formado por moradores dos bairros acima citados, portando cartazes e gritando frases de efeitos, algumas duras, contra a Prefeita Ana Preto, exigiram conversar com ela. Aos poucos foi chegando mais gente, e quando menos se esperava, já tinha um “exército caiçara” pronto para cobrar seus direitos. Enquanto fazia a reportagem e conversava com os moradores mais exaltados, pude perceber a revolta popular contra a Prefeita Ana Preto, muitos se diziam enganados e cobravam as milhares de promessas feitas por ela aos munícipes no período de campanha.

Quando o exército se dirigiu ao gabinete, tomando conta das escadas e de grande parte do prédio, já se notava o desespero que ali atingira. A “saleta” de comunicação era um burburinho só, Diretor e funcionários ao celular, andando de um lado para o outro, impotentes e convenhamos, sem coragem de ir lá dar “desculpinhas” para a população ali presente, nessa hora, a comunicação entendeu que “falar” no facebook é fácil, encarar o povo de frente é outra coisa.

Faixas, cartazes e gritos de ordem, fizeram a Prefeitura tremer nas bases.

Faixas, cartazes e gritos de ordem, fizeram a Prefeitura tremer nas bases.

Polícia e Guarda Municipal chegavam para tentar ordenar a situação, até bolsas foram revistadas, segundo informações, a pedido da Prefeita, o povo queria entrar no gabinete a qualquer custo e o desespero tomou conta. Para vocês terem ideia, uma pessoa que conheço bem e hoje trabalha na Prefeitura e que se dizia “ateu”, percebi ao longe ele fazer “orações”, “rezas” e clamar a Deus, ele estava visivelmente desesperado, fontes disseram-me que ele ligou para um Pastor pedindo orações.

Após uma gritaria ensurdecedora e nenhuma tratativa aceita, a Prefeita teve que dar as caras para tentar levar uma comissão de moradores ao seu gabinete para uma reunião. Claramente assustada e tremendo, a prefeita, com a voz falha, tentou mostrar algum controle e conseguiu uma reunião com a comissão e com a imprensa presente.

As desculpas da Prefeita são sempre aquelas: verba do Governo do Estado que não veio, soluções paliativas e pediu um prazo de dez dias para resolver todos os problemas na estrada que leva aos bairros, o principal motivo das reinvindicações dos presentes. Após documentos assinados e promessas com prazos determinados, a Prefeita entendeu o recado e sabe: se não resolver, outra manifestação já está a caminho e prometida pelos moradores.

Na próxima segunda, o programa “Na Mira: Informação Verdade”, apresentará a reportagem completa, além de comentar com moradores, a situação crítica o qual eles vem passando.

#ÉpauNaLomba

Anúncios

Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: