A BIOGRAFIA DO ZÉ DIRCEU

5 01 2014

Já faz um bom tempinho, tenho concentrado minha leitura em biografias. É uma paixão adquirida recentemente e está virando quase uma obsessão, na lista de espera, tenho desde JK (O nosso Juscelino), passando por Hillary Clinton, Hitler e Chatô.

Recentemente, a biografia que devorei, até mesmo para entender melhor todo um processo que muitas vezes sai deturpado pela mídia, é a biografia do ex-chefe da Casa Civil e homem forte do governo Lula: Zé Dirceu.

Dirceu diz que tem muito a contar, mas só depois dos 80!

Dirceu diz que tem muito a contar, mas só depois dos 80!

Escrita por Otavio Cabral e com uma narrativa forte e envolvente, vemos a história de um dos homens mais poderosos de nossa política. Da ascensão a queda, se é que podemos dizer que chegou a queda de Dirceu, pois como diz um amigo, a política é dinâmica e tudo pode acontecer.

Mas o que entendo, lendo a biografia, é que Zé Dirceu virou sinônimo de uma prática que infelizmente, é corriqueira, o chamado Mensalão. Não se engane, essa prática é comum por todo o Brasil e muitos criminosos, sim, criminosos, pois isso nada mais é que um ato de corrupção que assola e degenera toda uma estrutura democrática que em tese, deveria servir para beneficiar as pessoas, muitos mesmo, fazem uso dela.

O grande líder estudantil do passado, foi um dos homens mais fortes do País durante 30 meses!

O grande líder estudantil do passado, foi um dos homens mais fortes do País durante 30 meses!

A chamada “GOVERNABILIDADE” tanto alardeada pelos políticos cria essa situação esdrúxula e tão corriqueira em nossa política. Em tese, funciona assim: o político que está no poder, sentado na cadeira do executivo, precisa fazer seus projetos avançarem, sejam projetos que beneficiem a população ou projetos que beneficiem o “borso” próprio. Para isso, precisa ter um apoio considerável, principalmente de alguns oposicionistas (não necessariamente, isso que é bizarro), ai os caras vão lá e “moíam” o “borso” desses políticos para que eles os apoiem em seus projetos.

Viram o absurdo da coisa? Você escolhe alguém para lhe representar, paga polpudos salários e benesses e o cara ainda quer o chamado “por fora”?

O mensalão foi o reflexo do que acontece Brasil afora, não apenas no PT, mas em grande parte dos partidos, principalmente os chamados fisiológicos. Temos o “mensalão do DEM”, o “mensalão do PSDB” e mais outros, que sequer imaginamos.

Banqueiros, deputados e empresários fizeram parte do esquema em busca da tal "GOVERNABILIDADE"

Banqueiros, deputados e empresários fizeram parte do esquema em busca da tal “GOVERNABILIDADE”

Tudo em prol da chamada “Governabilidade”.

Quem é o prejudicado em tudo isso? O povo, pois dia a dia vemos ir para o ralo bilhões e bilhões que poderiam ser usados para a melhoria da vida do Brasileiro, que precisa esperar horas na fila do SUS para um atendimento rotineiro e meses e anos, para um simples exame.

Sim, a prisão de Zé Dirceu e a trupe, ou Gangue, dependendo do ponto de vista, é um bom exemplo para o País. Mas precisamos de mais exemplos meus amigos, mais exemplos pelo Brasil afora, por diversos municípios que adotaram e mantém essa prática na maior cara de pau.

Chegou a hora do Judiciário, o MP e a PF pegarem pesado contra a prática, que na verdade não pertence apenas a Zé Dirceu e seus asseclas, mas pertence a um sistema nefasto implantado há séculos, desde que o Brasil é Brasil, tornando-se quase um conceito. Acreditem, essas prisões não resolvem o problema nem em 0,0001%, o caso SIEMENS, que envolve o PSDB que o diga.

É pau na Lomba!


Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: