Cripta Volume 1

24 05 2011

"Capas de Frank Frazetta são triunfos dessa clássica edição"

 “Uma compilação maravilhosa, perfeita e histórica, um golaço da editora Mythos!”

Além de ter mantido Dylan Dog por mais de 40 números no Brasil, feito considerado por muitos como heroico, a editora Mythos marca mais um ponto no respeito que tem pelo universo do horror nas artes sequenciais. Trata-se da publicação da compilação CRIPTA que foi relançada nos E.U.A pela DarkHorse numa edição de luxo e replicada na integra aqui em terras brasilis.

O trabalho gráfico está impecável, respeitando perfeitamente sua fonte original da DARKHORSE BOOKS que adquiriu os direitos das macabras historietas que foram publicadas com sucesso no Brasil nas páginas da extinta e lendária HQ KRIPTA. As histórias da EERIE juntamente com as da EC Comics, talvez sejam os trabalhos mais significativos do universo do horror e, por isso mesmo influenciaram uma gama de pessoas que se dedicaram a disseminar o horror mundo a fora como John Carpenter, Lucio Fulci, Spielberg, entre tantos outros nomes.

É uma dadiva termos em mãos um exemplar como essa compilação e verdadeiramente pavoroso viajar nessas pequenas tramas, que como um bom vinho, envelhecem maravilhosamente bem. Começam pelas capas magistralmente pintadas em sua maioria pelo grande Frank Frazeta em inicio de carreira, até os roteiros certeiros de gente da estirpe de Ron Parker, Carl Wessler, E. Nelson Brindwell, Eando Binder, Larry Ivie e claro, textos antológicos de Archie Goodwin.

Na arte, nomes de peso como Jack Davis, Steve Ditkto entre outros gênios, ilustram tramas que beiram o macabro e o bizarro. São pequenas histórias em que o terror Dark, violento e atemporal dos textos de Archie Goodwin e trupe transformaram em verdadeiros clássicos horríficos das artes sequenciais de todos os tempos junto com o material da EC Comics, que também merece um resgate a altura.

É um álbum que merece ser lido devagar, apreciando história por história, arte por arte e capa por capa, para lembrarmos que em certo momento, as HQ’s eram fontes de sustos e de textos dignos de mestres do porte de Poe e Lovecraft. Stephen King? Esqueçam, ele também foi muito influenciado pelas obras da EERIE, ou seja, prefiram o original, pois vale realmente a pena.


Ações

Information

Deixe um comentário